AFDS11182FAZ

Mais uma vez é devido um sincero agradecimento à senhora Fernanda Azevedo, de Murça que tão presente tem estas histórias na sua memória e que de forma tão grata as partilha com o Arquivo Fotográfico do Douro Superior.

Referência:
AFDS11182FAZ

Local:
Barca d’Alva. Ponte sobre o Águeda

Status:
Todos Identificados, Todos Confirmados

Descrição:
Alcides Augusto Moutinho era natural de Murça, Sargento da Guarda Fiscal e prestava serviço em Barca d’Alva. Certo dia de 1960/1 foi visitado por família e amigos e foram á ponte do Águeda fazer esta fotografia para recordar o dia. O AFDS registou esta memória do evento e das pessoas que pode agora ser perpetuada.

Contam na fotografia as seguintes pessoas:

  1. Maria Irene Abrunhosa Moutinho†. Era natural de Outeiro de Gatos, Mêda. Foi professora em Murça e foi ela que ensinou a senhora Fernanda Azevedo a ler e a escrever para depois poder ajudar o seu pai na escrita dos negócios;
  2. José Augusto Moutinho. Era o marido de Maria Irene (1). O casal era pai dos 5, 9 e 10, e ainda de um quarto filho, Luís Filipe Abrunhosa Moutinho. Era natural de Murça, onde foi comerciante. Foi a este casal que a senhora Fernanda Azevedo e o seu marido compraram a firma em Março de 1956, há 66 anos, que ainda hoje subsiste;
  3. Não há memoria do seu nome. Sabe-se que eram amigos de família da 7. Era casado com a 6;
  4. “Aninhas”, Ana (Moutinho)†. Era esposa do 8. Natural de Santo Amaro, Residiu em Murça;
  5. Laura Moutinho. É filha de Maria Irene Moutinho (1) e de José Augusto Moutinho (2). Natural de Murça, Viveu no Porto e, depois de casar com um futebolista, foi viver para Lisboa.
  6. Casada com o 3. Não há memória do seu nome. Sabe-se que eram amigos de família da 7;
  7. Maria Otília Claudio (Moutinho). Nasceu em Murça. Viveu em Lisboa. Casou com Amílcar Augusto Moutinho “Miquinha”. Foi ele que provavelmente fez a fotografia. Não tiveram filhos. Era tia-avó materna do José Adriano Porfírio.
  8. Alcides Augusto Moutinho. Era Sargento da Guarda Fiscal e prestou serviço em Barca d’Alva.
  9. António Joaquim Abrunhosa Moutinho. Nasceu em Murça. Residiu no Porto, onde veio a falecer ainda jovem ao cair ao rio desde um barco. Lamentavelmente o seu corpo nunca foi encontrado;
  10. Maria do Carmo Moutinho. Irmã de António Joaquim Moutinho (9) e de Laura Moutinho (5).

Para que o #ProjectoReferentes possa cumprir com os seus objectivos de mapeamento da diáspora e das famílias, a informação está ainda incompleta. Se tiver alguma informação que possa facultar, queira por favor preencher o formulário de identificação que contém todas as informações necessárias requeridas para o desenvolvimento do projecto.



Aviso Legal


1 Comment

Deixe um comentário