AFDS11184FAZ

Esta imagem foi recolhida em Murça do Douro, do álbum da senhora Fernanda Azevedo. É uma imagem de singular beleza, à qual o Tempo conferiu bastante personalidade.

Fica no AFDS a sua História possível, pela memória da sua propriedtária que simpaticamente aceito deixar o seu testemunho. Se mais alguém quiser ou puder dizer mais alguma coisa acerca dela, por favor não se acanhe, nos comentários.

Referência:
AFDS11184FAZ

Localidade:
Murça do Douro

Status:
Todas as pessoas identificadas e confirmadas

Descrição:
Foi feita junto à estrada, em frente à casa de Alcides Moutinho. Casa esta que outrora foi de um Capitão Moutinho. Não tendo sido possível apurar datas para a realização da imagem, sabe-se que foi feita por altura das vindimas dada a presença de cestos carregados com uvas no plano posterior da imagem.

Identificações:

  1. António Augusto Moutinho “Toneco”. Filho de Joaquim Augusto Moutinho, “Joaquim David” e de Paulina Bento Claudio (4). Nasceu em Murça e Reside em Moscavide;
  2. Alice Moutinho†, esposa do 4. Era natural da Região de Lisboa (provavelmente Moscavide);
  3. Jacinto Ramos† Natural de Seixas, Residiu em Seixas, onde foi padeiro. Era parente de algumas pessoas que constam na imagem (ainda não foi possível apurar quais);
  4. Paulina Bento Claudio†, era a mãe de António Augusto Moutinho (1). Teve mais 6 filhos, todos identificados;
  5. Maria Amélia Prazeres†. Era nora da 4. Emigrou para França, com 3 filhos nascidos em Murça;
  6. Rosa Moutinho†, era filha da 5. Emigrou para França, Nasceu em Murça.
  7. Albertina do Nascimento Andrade†. Poderá ter nascido no Porto, ou em Murça. Filha de António Augusto Nascimento, que foi polícia no Porto. Era a mãe da senhora Fernanda Azevedo que cedeu a fotografia ao Arquivo Fotográfico do Douro Superior. Teve mais 7 filhos.;
  8. Este senhor tinha o apelido Couto†. Era do Porto e colega do Pai da D. Fernanda Azevedo, com o qual caçava. É precisamente a caça a razão de ele constar nesta fotografia.
  9. É esposa do Senhor Couto (8). Não foi possível apurar o nome.
  10. Alzira de Jesus Cal醠Era avó paterna de João Carlos Lopes. Nasceu em Murça. Viveu em Murça;
  11. Manuel de Jesus Correia, Murça. É pai de Esmeralda de Jesus Correia (murça) e de Olinda Correia (Murça);
  12. António Augusto Bento†, natural de Mós. Esteve em Moçambique, casou com Margarida Claudio (Bento). Eram pais de António Fernando Claudio Bento;
  13. Abílio Augusto Brilhante†, Murça. Casou com Albertina do Nascimento Andrade (7). Era o pai da senhora Fernanda Azevedo, que cedeu esta imagem. Não sabia ler nem escrever, vítima de desacordos ideológicos entre o seu pai e uma professora de então. Era negociante. Comprava e vendia artigos vários da terra. Criou um sistema de caracteres próprio em que definiu artigos, pesos, quantidades e valores de compra e venda que anotava num caderno. Quando a D. Fernanda Azevedo fez a 4ª classe decifrou-lhe esse sistema de caracteres e passou ela a fazer esses registos.
  14. Urbana Bento†. Era irmã do 12. Natural de Mós, casou com Abílio Augusto Claudio, de Murça, irmão de Manuel Claudio, que por sua vez foi bisavô de do José Adriano Porfírio. A senhora Urbana e o seu marido foram comerciantes em Murça. É do conhecimento comum na aldeia de Murça que este casal ajudou muita gente no tempo da Guerra em que tudo escasseava. São uma espécie de Benfeitores anónimos. A senhora Urbana não teve filhos, mas criou, com o seu marido, a Margarida Claudio Bento (12).

Para que o #ProjectoReferentes possa cumprir com os seus objectivos de mapeamento da diáspora e das famílias, a informação está ainda incompleta. Se tiver alguma informação que possa facultar, queira por favor preencher o formulário de identificação que contém todas as informações necessárias requeridas para o desenvolvimento do projecto.



Aviso Legal


1 Comment

Deixe um comentário